Meu Perfil
BRASIL, Norte, belem, Nova Marambaia, Homem, Portuguese, Informática e Internet, Cinema e vídeo



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 veja as fotos
 Visite a Wikipedia
 Blog do Launde
 Blog da Dilma
 Blog da Ana Júlia
 Blog do Professor Eric
 Blog da Professora Daniella Torres


 
Diário de um educador.


 

Movimento de Alfabetização promove formação em Marabá



O Governo Federal, por meio do programa Brasil Alfabetizado, e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação do Movimento de Alfabetização (Mova), promoveram no município de Marabá, no sudeste paraense, formação para cerca de 80 coordenadores que desenvolvem a alfabetização de jovens e adultos na região.



Foram organizados dois momentos, um destinado aos coordenadores dos municípios, que integram a regional de Marabá, e outro destinado ao Movimento Sem Terra (MST), o qual começou nesta quarta-feira, 25, e seguirá até o próximo sábado, 28.



Reunidos no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis, membros do movimento participaram de uma formação diferenciada baseada em um programa educacional semelhante ao implantado em países como Cuba, Haiti, Venezuela, Moçambique e Colômbia. Chamado “Sim, eu posso” - este programa nasceu no país de Cuba, em meados de 2005, e ganhou a América Latina alfabetizando jovens e adultos.



A técnica da Seduc, Bruna Pinheiro, que nesta formação representou Rafaela Pires, coordenadora do Mova, explica que “o Movimento Sem Terra trabalha este programa nos primeiros três meses de formação. Nos últimos cinco meses desenvolvem a pedagogia Freireana – através de temas geradores”.

A formação é desenvolvida para que centenas de jovens e adultos possam aprender a ler e escrever seu nome e participar do desenvolvimento de sua comunidade. Para tanto, pessoas como Laudirene Rodrigues, 33, deixa em casa seis filhos para ser voluntária na alfabetização de pessoas na comunidade onde reside – no assentamento 17 de Abril, em Eldorado dos Carajás. “Começamos alfabetizando dez pessoas, hoje já beneficiamos cerca de mil. Para nós é muito significativo ajudar o próximo'', falou emocionada.



Metodologia – O programa “Sim, eu posso” foi apresentado pela professora de Matemática Amarilis Ramirez Maturel. Segundo a educadora cubana o programa utiliza as seguintes ferramentas: um aparelho televisivo, um aparelho de DVD, as mídias gravadas e uma cartilha.



Os alfabetizandos assistem a 65 horas-aulas em suas comunidades auxiliados pelos coordenadores. Atualmente 28 países utilizam este método. Entre eles, a Venezuela que já alfabetizou 1 milhão de pessoas. No Brasil, o primeiro Estado a executar o programa foi o Piauí depois os demais, entre eles, o Pará.



O Venezuelano Luis Alfonso Cruz Alvarez também participou do encontro e defendeu a solidariedade internacional entre os países e destacou que a educação deve ser tratada com muita atenção. Luis representou a Frente Nacional Campesino Ezequiel Zamora, movimento social parceiro ao MST.


Texto: Cora Coralina
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc



Escrito por luiscavalcante às 22h32
[] [envie esta mensagem] [ ]





DIÁRIO OFICIAL Nº. 31740 de 27/08/2010

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - GABINETE SECRETARIO


Portaria n° 069/2010-GS

Número de Publicação: 149596

O Secretário de Estado de Educação, usando de suas atribuições legais e;

CONSIDERANDO a instituição pelo do Governo do Estado do Programa CREDICASA, através do Decreto Estadual nº 1.948 (de 8 de outubro de 2009);

CONSIDERANDO o Termo de Adesão ao Programa celebrado entre a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC e a Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB;

CONSIDERANDO ainda que se faz necessário constituir uma Comissão para dar continuidade a operacionalização do Programa CREDICASA nos municípios de nosso Estado;

RESOLVE:

Art. 1º – Constituir a Comissão de Operacionalização do Programa CREDICASA , a contar de 01/09/2010;

Art. 2º – A Comissão que trata o artigo anterior ficará constituída pelos servidores abaixo

relacionados, sob a coordenação do primeiro.


CLAUDIVANI OLEGÁRIO SOARES

ANA CAROLINA FERNANDES PENA

DANIELE LIMA DA ROCHA

GEYSA CARLA ARAÚJO DA SILVA

EDIR YUKIO SURUKI SOARES

LARISSA ROBERTA DIAS BANHOS CASTRO

SILVIA HELENA BENTES DE ALMEIDA

SANDRA WALÉRIA BATISTA RODRIGUES

EDNA COSTA GOMES

REJANE DO SOCORRO VIÉGAS LIMA

GERSON BRUNO DOS SANTOS SIQUEIRA

MARIA DA PURIFICAÇÃO BARBOSA PEREIRA


Art. 3º – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

DÊ-SE CIÊNCIA, PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO 

Belém, 25 de agosto de 2010


LUIS CARLOS BARBOSA CAVALCANTE

 

Secretário de Estado de Educação

 

Veja os resultados DE  LICITAÇÃO

 

Frase do dia:

 

Há dias que tenho vontade de esganar a burocracia seduquiana.

 

Hoje é um dia desses !!!!!!!!!


Imagem: google



Escrito por luiscavalcante às 08h13
[] [envie esta mensagem] [ ]



Imagem: Google


Fiquei feliz em receber alunos (as) de nossas escolas no gabinete do secretário.


Conversamos quase uma hora.


Eu falei da minha infância e da escola onde estudei.


Contei de uma forma muito espontânea a minha história de vida.


Ele(as) falaram dos seus sonhos e de seus projetos.


Fiquei encantado com as ideias sobre educação que eles(as) me apresentaram.


Foi um bate-papo muito legal que tornou o meu dia mais agradável e alimentou o meu lado bom, os meus sonhos.


Uma pena que aquele momento tenha passado.


Se um dia eu me perguntar se valeu a pena ter sido Secretário de Educação eu me lembrarei desse encontro e responderei: valeu!!!!!!!!!!!!!


Segue o texto da ASCOM:


Um grupo de seis estudantes finalistas do Concurso de Redação da XIV Feira Paz Amazônica do Livro participaram de um bate-papo com o secretário de estado de educação, professor Luís Cavalcante. O encontro foi na manhã desta quinta-feira (26), no gabinete do secretário e contou com a presença dos professores que orientaram os alunos durante a produção dos textos. Os estudantes participarão, no próximo dia 3, da defesa das redações produzidas por eles. Nesse dia, serão definidos e premiados a primeira, segunda, e terceira colocação do concurso, por modalidade de ensino.

Participaram da conversa com o secretário estudantes das escolas estaduais Poranga Jucá, General Gurjão, Frei Daniel, Raimundo Martins Viana, Antônio Moreira Júnior e Jorge Lopes Raposo: Talita Oliveira de Nazaré, Luiz Henrique Pinto Assunção, Jamile Caroline Andrade Conceição, Bruno Lorran Nascimento, Thiago Felipe de Souza Oliveira e Karina Viana.

A importância do ensino público, a construção de uma escola cada vez melhor, e a experiência de cada um foram os assuntos do bate-papo. Os finalistas do ensino médio, escreveram uma redação sobre o tema “O africanismo no livro 'Batuque", de Bruno de Menezes” e do ensino fundamental, sobre a “A importância da leitura para o exercício da cidadania”.


 

Texto: Ascom/Seduc
32015181


Escrito por luiscavalcante às 23h14
[] [envie esta mensagem] [ ]



Seduc revitaliza "Augusto Meira"


Não faltou emoção na noite desta quarta-feira, 25, durante a aula inaugural “Qualidade na Educação” proferida pelo secretário de educação, professor Luís Cavalcante na entrega das novas instalações da Escola “Augusto Meira”. Situada no bairro de São Brás, integrante da 7ª USE – Unidade Seduc na Escola, a tradicional escola de Belém, conhecida como “CEAM”, é responsável pela formação acadêmica de nomes importantes da política e da música da nossa terra. A solenidade teve início com um minuto de silêncio em memória do aluno José Admilson Costa Reis, assassinado em agosto de 2008, durante assalto próximo à escola.


As palavras da diretora Aldalina Figueredo foram de agradecimento pelo empenho da Seduc na reforma geral e de solicitação aos que fazem parte da história do “Augusto Meira” para que preservem o novo patrimônio. Carla Munique, uma das melhores alunas do ensino médio do Brasil, que participou do programa “To sabendo”, parceria do Ministério da Cultura, agradeceu o investimento do Governo do Estado reafirmando que a melhoria na escola vai proporcionar o aprendizado para todos os alunos, principalmente aos que estão se preparando para o vestibular.


As homenagens se estenderam à todos que colaboraram para o processo de reforma geral pela qual passou a escola que ganhou climatização em todas as suas 30 salas de aula. Entre os homenageados, o professor de filosofia, Jacenilson Mota, que recebeu medalha e placa por fazer parte da comissão que fiscalizou a obra desde o início. Ele destacou a parceria realizada com o Conselho Escolar que teve papel fundamental na revitalização e criação dos espaços pedagógicos. “ Temos a escola que almejávamos”, disse emocionado.


Em sua fala, o professor Cavalcante destacou que a qualidade não se restringe tão somente a estrutura física. “Precisamos falar da qualidade das pessoas, da gestão democrática conduzida pela comunidade escolar e não pelo governo, além da formação e valorização dos educadores por meio do Plano de Formação e do PCCR”, destacou. Para ele, a nova escola que está se construindo hoje tem vários atores em parceira com a Seduc. “A atuação da comissão formada pelos professores da escola e o Conselho Escolar é um exemplo de como se consegue qualidade de ensino e expectativa de direitos”, observou.


Obra - Orçada em 1 milhão de reais, a reforma da escola inclui salas ampliadas e climatizadas. O telhado foi totalmente reconstruído. Os banheiros e cozinha receberam revestimento em cerâmica; as paredes foram recuperadas; a quadra coberta recebeu iluminação e vários espaços foram adequados às necessidades dos alunos, como sala de artes, grêmio estudantil, sala de xerox, depósito de material pedagógico e banheiros adaptados aos portadores de necessidades especiais, além de pintura externa e interna. O secretário garantiu que a escola receberá novas carteiras, aprovadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Prestigiaram a cerimônia, a gestora da 7ª USE, Nailsa Cordeiro, o presidente do Conselho Escolar, Antonio Jorge, os assessores da Seduc Wilson Barroso e Maria Cavalcante, professores, pais e alunos e demais convidados. As apresentações culturais do grupo da Melhor Idade “ Dança de Angola” que integra o programa " Mais Educação" e o grupo Cheiro do Pará”, animaram a solenidade.



Texto: Izabel Cunha

Fotos: Adauto Rodrigues



Escrito por luiscavalcante às 22h05
[] [envie esta mensagem] [ ]



Foi linda a cerimônia de entrega da reforma da Escola Augusto Meira.


Linda pela participação da comunidade e pela parceria que se estabeleceu entre a SEDUC e o Conselho Escolar.


Gostaria de agradecer em especial ao Professor de Filosofia Jacenilson  pelo seu esforço e dedicação. Obrigado pela fiscalização da obra e pelo belo resultado alcancado.

 

A reforma do Augusto Meira tem um pouquinho de todos nós.


Tem o agradável aroma de gente que luta pelo resgate do ensino público.


Veja as fotos:






Uma curiosidade


Descobri que é possível sorrir na SEDUC


 

E mais:


DIÁRIO OFICIAL Nº. 31739 de 26/08/2010

RESULTADO DE LICITAÇÃO


PROCESSO Nº. 347.540/2010-SEDUC


ÓRGÃO: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

MODALIDADE: CONCORRÊNCIA Nº 009/2010-NLIC/SEDUC

FIRMA VENCEDORA:


ITEM ÚNICO

contratação de empresa especializada na execução de obras civis de construção de escola tecnológica, com laboratórios de recursos minerais e agropecuária, localizada no município de Oriximiná/Pa.

EMPRESA

OFERTA DE PREÇOS

M. A. S. SERVIÇO DE CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA-ME

5.737.529,18

PRESIDENTE: Nilce Brelaz Guedes.

Belém, 25 de agosto de 2010.


RESULTADO DE LICITAÇÃO


PROCESSO Nº. 254.168/2009-SEDUC


ÓRGÃO: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

MODALIDADE: TOMADA DE PREÇOS Nº 028/2010-NLIC/SEDUC

FIRMA VENCEDORA:


ITEM ÚNICO

contratação de empresa especializada para prestação de serviços de reforma geral, adequação e reforma das instalações elétricas da EEFM FREI OTHMAR, localizada no município de Santarém /Pa.

EMPRESA

OFERTA DE PREÇOS

CONSTRUTORA LIMA VIEIRA LTDA-ME.

723.568,57

PRESIDENTE: Nilce Brelaz Guedes.

Belém, 24 de agosto de 2010.



RESULTADO  DE  LICITAÇÃO


PROCESSO Nº. 348.662/2010-SEDUC


ÓRGÃO: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

MODALIDADE: TOMADA DE PREÇOS Nº 029/2010-NLIC/SEDUC

FIRMA VENCEDORA:


ITEM ÚNICO

contratação de empresa especializada para prestação de serviços de reforma geral da EEEEFM PLÁCIDO DE CASTRO, localizada no município de Santarém /Pa.

EMPRESA

OFERTA DE PREÇOS

PEIXOTO CONSTRUTORA LTDA-EPP.

1.048.636,21

PRESIDENTE: Edson Resende de Almeida.

Belém, 24 de agosto de 2010.

 

 

 

Hoje a tarde  estarei em Moju onde assinarei a ordem de serviço para início da reforma da Escola Ernestina Pereira.



Escrito por luiscavalcante às 00h11
[] [envie esta mensagem] [ ]



 

Cheguei tarde e muito cansado da maratona do Sul do Pará.

 

Anunciei o início de reformas  em escolas que - segundo os professores(as) e diretores, estavam abandonadas há 20 anos ou nunca foram reformadas.

 

Leia no diário oficial. Aqui:

 

Imagem: Google

 

A lição que os alunos da Escola Palmira Gabriel me ensinaram !!!!!!!

 

Veja o vídeo:

 




Escrito por luiscavalcante às 08h28
[] [envie esta mensagem] [ ]



 

Quando eu morrer  terei a eternidade para descansar.


Agora vou continuar trabalhando muito.


O resultado dos expedientes internos e dos despachos que tenho feito nos setores da SEDUC começa a dar resultado.

 

Quero agradecer a todos os funcionários(as) da SEDUC que entenderam que a prioridade é a escola.

 

Hoje, depois de muita luta, assinei as obras do PAR - Plano de Ação Articulada.

 

Os avisos de licitação começarão aparecer no diário oficial.

 

Entre as obras destaco o tão sonhado Centro de Formação de Santarém, que funcionará na URE totalmente reformada.

 

 

 

Dia 24 cedinho  embarco naquele aviãozinho (morro de medo) e amanheço em Carajás. De lá sigo para Canaã, onde anuncio o início da reforma da Escola João Nelson dos Prazeres.


Depois vou até São João do Araguaia visitar a obra que o governo passado abandonou. Botei na minha cabeça dura que entrego esta obra em setembro.

 

 

Foto: Adauto Rodrigues

 

Imagem: Google

 

Essa história de avião me vez lembrar o quanto gosto de olhar Belém a noite toda iluminada.

 

Pela janela do aviãozinho  vejo a cidade linda e calma.

 

Minha florzinha tão charmosa me aguarda pousar.

 

Me acolhe e o medo fica pra trás!!!

 

Veja o Vídeo:






Escrito por luiscavalcante às 21h26
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]